Centro Espírita "Ana Vieira" - Fone: 11-6966-7445

Instituição
  Histórico
  Cronologia
Doutrina Espírita
  Allan Kardec
  Curso Mediúnico
Jornal
Galeria de Imagens
Contato
Doutrina EspíritaAllan Kardec
 
por ELISEU RIGONATTI

O Espiritismo é velho como o mundo; existiu em todas as épocas e em todas as nações.

Mas o Espiritismo tal qual o conhecemos hoje é novo. Tomou corpo e firmou-se como doutrina em 1857, ano em que Allan Kardec publicou O Livro dos Espíritos.

Allan Kardec nasceu em Lyon, cidade da França, no dia 3 de outubro de 1804; chamava-se Dénizard Hypolite Léon Rivail e para escrever sobre o Espiritismo adotou o nome de Allan Kardec que tivera em uma encarnação passada.

Era um apaixonado pelo trabalho e pelo estudo. Formou-se bacharel em ciências e letras, e doutor em medicina. Estudou vários idiomas e falava corretamente o alemão, o inglês, o italiano, o espanhol e o holandês.

Casou-se em 6 de fevereiro de 1832 com a senhorita Amélia Boudet.

Dirigia a contabilidade de três casas comerciais, trabalho com o qual ganhava o ordenado para manter-se.

À noite escrevia gramáticas, aritméticas e traduzia livros ingleses e alemães. Ensinava fisica, química, astronomia, anatomia e mais tarde tornou-se professor ginasial.

No começo do ano de 1855 ouviu falar nos fenômenos espíritas. Em maio desse mesmo ano assistiu pela primeira vez a uma sessão espírita. Terminada a sessão declarou: “- Entrevi como que a revelação de uma nova lei que a mim mesmo prometi aprofundar.”

Entregou-se seriamente ao estudo do Espiritismo e de todas as partes do mundo recebia as comunicações que lhe serviam de lições.

Allan Kardec estudou e analisou muito bem os ensinamentos recebidos e com eles escreveu os livros que formam a base do Espiritismo moderno.

No dia 31 de março de i 869, sob os olhares carinhosos de Jesus, desencarnou Allan Kardec, com 65 anos de idade, feliz por ter espalhado pela humanidade a doutrina do Perdão, do Amor e da Fraternidade.

(Do Livro "52 LIÇÕES DE CATECISMO ESPÍRITA" - por ELISEU RIGONATTI ­Coleção Espírita - Ed.Pensamento - páginas 58-59).



 
Centro Espírita "Ana Vieira" - Rua Enta, 202 - Fone: 11-6966-7445 - CEP 03136-030 - Mooca - São Paulo