80 ANOS DE FUNDAÇÃO DO
CENTRO ESPÍRITA ANA VIEIRA

15 de abril de 1941

Página Especial de Celebração dos 80 anos de fundação do Centro Espírita Ana Vieira, entidade filantrópica sem fins lucrativos, que atua na cidade de São Paulo, com ações sociais e religiosas, baseada na Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.

FUNDADORAS

Ana Vieira e Francisca Siqueira Bicuda, fundadoras do Centro Espírita Ana Vieira

PRECE DOS APRENDIZES

LINHA DO TEMPO

Década de 10
1916/1917 Ana Vieira e Chiquinha se mudam para São Paulo
Jacareí
Ana Vieira, Chiquinha e Genésia nasceram em Jacareí, interior de São Paulo, e foram amigas por toda a vida.

Em 1916, Ana Vieira se mudou com a família para a cidade de São Paulo.

No ano seguinte, Francisca Siqueira Bicudo (Chiquinha) também vem para São Paulo com a família ficando hospedada na casa de Ana Vieira, enquanto procurava uma casa para alugar.

Durante mais de 20 anos, entre 1917 a 1940, Ana Vieira e Chiquinha usavam suas horas livres para fazer caridade. Apesar de viver na condição de pobres, as duas sempre achavam que existia pessoas em condições econômicas piores do que a delas.

Além de auxiliar e ajudar famílias carentes, as duas frequentaram um centro espírita no bairro de Vila Mariana. Foram as dificuldades de locomoção da Mooca, onde viviam, para o centro espírita na Vila Mariana que levaram as amigas a sonhar com um centro mais próximo. Foi nesse período que Ana Vieira revelou à amiga o desejo de abrir sua própria casa espírita no bairro da Mooca.

Década de 40
1940 Desencarne de Ana Vieira
Ana Vieira

Ana Vieira desencarna aos 63 anos de idade.
15 de abril de 1941 Fundação do Centro Espírita Ana Vieira
Ata de fundação do Centro Espírita Ana Vieira
Fundação do Centro Espírita Ana Vieira (CEAV). Chiquinha pediu a seu filho Benedito Soares de Siqueira que lhe ajudasse na documentação necessária para a abertura do Centro. Benedito se tornou assim o primeiro presidente da entidade, embora o Centro fosse dirigido na realidade por Chiquinha. A diretoria composta na primeira ata de fundação, eleição e posse da primeira diretoria do Centro Espírita Ana Vieira ficou assim definida: Presidente: Benedito Soares de Siqueira; Vice-Presidente: Anna Barboza; Secretária: Maria Munhoz Rede; Tesoureira: Maria Patrocinio; Procuradora: Zulmira Borges; Bibliotecária: Leonor Vieira.

Na primeira reunião de diretoria, realizada no mesmo dia 15 de abril de 1941, foi definida em ata a presidência doutrinária, zeladora e colaboradora, a qual foram nomeadas Francisca Siqueira Bicudo (Chiquinha) como presidente Doutrinária; Maria Felisbina dos Santos como Zeladora e Francisca Ferrarete como colaboradora.

A primeira sede do Centro funcionou na própria residência de Chiquinha, na rua Guaratinguetá, 183, casa 11, perto da Igreja São Rafael, no bairro da Mooca.

Durante 13 anos, de 1941 a 1954, Chiquinha dirigiu o Centro. No início dos anos 50, entretanto, Chiquinha já não muito bem de saúde, mudou-se para a Cidade Dutra para morar com sua sobrinha Leonor, levando o Centro consigo. A distância, entretanto, desestimulou os freqüentadores, assim como o avanço de sua doença impediu que ela continuasse na direção da entidade.

Década de 50
1954 Genésia dos Santos assume a presidência
Segunda Presidente
Neste ano, Chiquinha que estava muito doente, e morando em Cidade Dutra, pede para que Genésia M. dos Santos assuma a presidência da Casa e leve o Centro de volta para a Mooca.

Genésia abriu o Centro numa pequena sala em sua própria residência na Rua Tabajaras, 81, nos fundos, no bairro da Mooca.

Como Genésia morava de aluguel, entre os anos de 1954 e 1962 (oito anos), o Centro Espírita Ana Vieira funcionou em diversos lugares.

Da rua Tabajaras, mudou-se para a rua Madre de Deus, 319 e depois para a rua Domingos de Oliveira, 87 (casa da prima de Genésia), e mais tarde o Centro ocupou o porão de uma antiga casa na rua da Mooca, 3553.

Desde o princípio de sua gestão, Genésia sempre contou com a ajuda e apoio dos tarefeiros José Lopes e sua esposa Nilde Lopes.

José e Nilde Lopes
Tarefeiros dedicados

José Lopes e Nilde Lopes, dedicados apoiadores na continuidade do Centro Espírita Ana Vieira.

03 de setembro de 1958 Desencarne de Chiquinha
Francisca Siqueira Bicudo desencarna

Desencarne aos 81 anos de idade de Francisca Siqueira Bicudo (Chiquinha).

O desencarne de Chiquinha foi presenciado por seu neto, Moacyr Siqueira Passos e por sua esposa, Ruth Simões Passos, que foram imediatamente para a sua residência em Cidade Dutra, assim que comunicados da piora em seu estado de saúde.

Década de 60
15 de junho de 1962 Deisy Passos Saches assume como Presidente
Terceira Presidente
Realizada a primeira Reunião da Assistência Social do Centro Espírita Ana Vieira na rua da Mooca, 3553.

Deisy Passos Sanches, assume como Presidente, e Genésia M. dos Santos como Vice-Presidente, Alice Pintanelli como Tesoureira, e como Secretária, Nair N. Cação.

Nesta mesma época, o tarefeiro Salvador Pelegrini inicia a assistência social da casa, de uma forma mais metódica, diferente do que era realizado em anos anteriores.

Embora já existisse desde a sua fundação, foi nesta época que o Centro passou a oferecer uma assistência mensal às famílias carentes, no formato como é feito nos dias atuais.

Dona Genésia pediu a Deisy Passos Sanches que assumisse a presidência do Centro, pois além de estar com uma idade avançada, era necessário alguém que tivesse mais instrução para implantar as atas da instituição e colocar a documentação da entidade em ordem.

Década de 70
1970 Eventos Sociais para a Sede Própria
Arrecadação de Fundos

Durante todo o ano foram realizados, chás, rifas e bazares já se a pensando na ideia da compra de um imóvel para a sede própria.

1972 Cadastro na Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP)
Documentações Legais
O Centro é cadastrado na prefeitura. O CEAV filia-se à Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP) sob número 16, mudando o seu estatuto, que passou a ter inscrito Estudo das doutrinas filosóficas e morais das obras codificadas por Allan Kardec.

Nesta reunião estiveram presentes: José Lopes, José Ramos, Maria das Neves, Francisco Navarro, Cláudio Benites, Elza Gonçalves, Nair N. Cação, Ruth Simões Passos, Genésia M. dos Santos, Lúcia Dal Bello Rollo, Armindo Gonçalves, Deisy Passos Sanches, Adelaide Buscharini, Carlos Gabriel, Maria Fortuna, Ana e Nat Duscov.

15 de abril de 1974 Visitas de membros da Federação Espírita de São Paulo
Semana de palestras no aniversário de 33 anos

Ata registra a visita de vários membros da Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP) que fizeram palestras na semana de aniversário 33 anos de fundação do Centro Espírita Ana Vieira: Aloísio Palhares, Julio Marcos Paiva, Paulo Adauto Almeida, Ruthenio Tavares, Mario Henrique Batista, Fernando Alonso, Matilde Borger, Sonia Profete, Cleide Marcondes e Maria José Gouveia.

16 de janeiro de 1975 Criado o Livro de Ouro
Contribuições Espontâneas


Foi criado um Livro de Ouro para arrecadar contribuições, ainda com a finalidade de comprar um imóvel para a Sede.

28 de abril de 1975 Compra do terreno da Sede
Terreno no Alto da Mooca

Comprado um terreno na rua Enta, 202, no Alto da Mooca, São Paulo, com uma antiga casa nos fundos, com o objetivo de transformá-la em Sede própria.

06 de outubro de 1975 Inauguração da Sede
Sede Própria

Inaugurada a sede própria do Centro Espírita Ana Vieira com uma sessão solene.

Na foto, da esquerda para a direita, a presidente Deisy Passos Sanches, ao lado da vice-Presidente, Genésia M. dos Santos, e da Tesoureira, Alice Pintanelli.

Mais tarde, com o desencarne de Genésia, Alice assume a Vice Presidência da Casa.

13 de novembro de 1975 Arrecadação para a reforma da casa da Sede
Reforma da Sede
O Livro de Ouro começa agora a arrecadar fundos para a reforma da antiga casa. Foram realizados diversos chás, bazares e rifas, pois a casa estava muito velha e não tinha condições de abrigar o Centro.

Realizada uma reunião no Centro Ubiratã a fim do preparo para o curso de Evangelização Infantil no mês de fevereiro, com patrocínio da União das Sociedades Espírita do Estado de São Paulo (USE).

As eleições para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal passam a ser de dois em dois anos.

17 de abril de 1977 Novas ações
Primeira Aula de Evangelização Infantil
Vários Departamentos foram criados, ampliando a Diretoria Executiva.

Primeira aula de Moral Cristã Evangelização Infantil, diretora Adelaide Bucharini; Secretários: Ana Maria Arquivista e José Francisco. O curso foi feito na União das Sociedades Espírita do Estado de São Paulo (USE) e o planejamento na Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP).

Foram convidados os esposos das tarefeiras para participarem de uma reunião para a decisão de uma reforma do novo prédio da sede.

Realizada uma reunião no Centro Ubiratã a fim do preparo para o curso de Evangelização Infantil no mês de fevereiro patrocínio da União das Sociedades Espírita do Estado de São Paulo (USE). As eleições para Diretoria passaram ser de dois em dois anos.

06 de agosto de 1977 Reunião com os Esposos das Tarefeiras
Novas ações para melhorias da Sede

Primeira reunião com os esposos das tarefeiras, data em que foi decidido pela demolição da antiga casa e construção de um novo prédio no terreno.

Neste mesmo dia formou-se uma Comissão de Organização, tendo como Presidente Walter Roberto Areias, Diretores Dante Laurelli e Sergio Falcão Rollo, Membros efetivos: Armindo Gonçalves, Artur de Paula, Emilio Dal Bello, Floreal Sanches, Jale I Kedouk, José Lopes, José Lutfi, Mario Kiminizuka, Mario Lenzi e José Horácio Alves.

Neste mesmo ano, foi realizado um churrasco beneficente para mais de 2.000 pessoas num sítio na cidade do Bonsucesso, no interior de São Paulo, ocasião em que foi rifado um automóvel novo modelo Corcel II, doado por Walter Roberto Areias, com o objetivo de arrecadar fundos para a construção do novo prédio do Centro.

No mês de outubro do mesmo ano, devido o início das obras de construção, o Centro Espírita Ana Vieira mudou-se temporariamente para uma casa emprestada na rua José Zappi, 453, na Vila Prudente.

15 de abril de 1978 Inauguração Oficial do Novo Prédio Sede
Novo Prédio

Inauguração oficial do novo prédio sede do Centro Espírita Ana Vieira. Foi convidado o orador da Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP), Wilson Garcia, para falar sobre o tema O Que É O Espiritismo. Foram convidados tarefeiros, alunos e frequentadores da casa, e toda família de irmã Chiquinha para a cerimônia.

Cerimônia de inauguração do Novo Prédio Sede
Inauguração

Na cerimônia de inauguração do novo prédio, a presidente Deisy Passos Sanches e o futuro presidente, Armindo Gonçalves.

01 de agosto de 1978 Início das atividades no Novo Prédio
Tarefas Espirituais

Apesar de inaugurado oficialmente em 15.04.78, o novo prédio só começou a ser utilizado nesta data, pois as obras ainda estavam em finalização. Nesse dia, iniciam-se as tarefas espirituais no novo endereço.

Década de 80
1981 Surge a Mocidade Espírita
Jovens Espíritas

É formada a Mocidade Espírita Renovação, tendo como dirigente Lucia Batata.

1985 Deisy Passos deixa a Presidência
Quarto Presidente
Deisy Passos Sanches se afasta da presidência por motivos de saúde e fica no seu cargo para Presidente Armindo Gonçalves.

Cláudio Guessi vai a Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP) para unificar o passe geral.

01 de junho de 1985 Desencarne de Genésia
Genésia M. dos Santos

Desencarne de Genésia A. dos Santos, oito dias antes do seu 85o aniversário.

1988 Nova Diretora de Ensino
Maria Regina Ferraz

Maria Regina Ferraz assume o cargo de Diretora do Ensino por solicitação de Deisy Passos Sanches.

Maria Aracélis Acêncio Areias é convidada para formar grupos que iriam às casas fazer o Evangelho no Lar as terças-feiras depois dos passes, que vem a ser batizado de Grupos Samaritanos.

Cursos de Aprendizes do Evangelho: Vera Joana Sanches e Maria Regina Ferraz na Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP).

São feitas doações para entidades de crianças excepcionais como: Nossa Escola, Lar Ternura e Ninho de Amor.

Deisy Passos Sanches aceita o cargo encarregada do Departamento Cultural, enquanto Maria Paulo convida os jovens para organizar a Biblioteca do Centro Espírita Ana Vieira.

1989 Reunião Pública para Novas Ações Sociais
Surge a idéia de se abrir uma Creche

Primeira reunião geral com a participação de frequentadores, amigos, alunos, tarefeiros, para se discutir novas ações sociais para o Centro Espírita Ana Vieira, onde optou-se pela abertura de uma creche.

Assunta Valéria Barone Russo faz uma palestra no salão do CEAV expondo os objetivos e ideias da Casa, sendo que neste mesmo dia opta-se pela criação de uma creche. Walter Roberto Areias é escolhido o presidente da Comissão de Organização.

21 de dezembro de 1989 Compra do terreno para abrigar a Creche
Tem início o projeto da Creche
Compra da casa da Creche na rua Professor Raul Briquet, 220 por Walter Roberto Areias e Eduardo de Lucca que doaram a propriedade para o Centro de Promoção Social Ana Vieira.

Mudanças no Estatuto e nova Diretoria constituída: Presidente: Armindo Gonçalves, Vice-Presidente: Antonio Ernesto Turoni, Primeiro Secretário: Paulo Clemente; Segunda Secretária: Assunta Valeria Barone; Primeiro Tesoureiro: Maria Isabel da Silva Guesi; Segundo Tesoureiro: Antonio Ambrosio; Departamento de Orientação: Maria Aracélis Acêncio Areias; Departamento Espiritual (DEPASSE): Cláudio Roberto Guesi; Departamento de Desobsessão: Ruth Simões Passos; Departamento de Ensino: Maria Regina Ferraz; Departamento de Evangelização Infantil: Adelaide Buscharini; Departamento Mocidade e Juventude: Vera Joana Sanches; Departamento de Expositores do Evangelho: Sonia Maria de Assis Astrauskas; Departamento da Creche: Walter Roberto Areias; Departamento Assistência Social: Margarete Leite Ferraz Vasquez; Departamento Cultural: Maria Paulo; Departamento Social: Lucia Dal Bello Rollo.

Década de 90
23 de março de 1990 Início do Treinamento Mediúnico
Treinamento Mediúnico no Ana Vieira

Inicia o Treinamento Mediúnico no Centro Espírita Ana Vieira, após estágios na Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP) realizados por Ruth Simões Passos.

17 de abril de 1990 Desencarne de Deisy Passos Sanches
Deisy parte para a Espiritualidade
Desencarne, aos 62 anos de idade, de Deisy Passos Sanches, ex-Presidente do Centro.
13 de junho de 1990 Primeiro Chá Show no Juventus
Evento Beneficente reúne cerca de 2 mil pessoas

Chá Show beneficente no Clube Atlético Juventus com a cantora Vanusa é um sucesso, reunindo numa tarde, cerca de 2.000 pessoas.

14 de julho de 1990 Nova Biblioteca
Inaugurada a nova Biblioteca do Ana Vieira
Inaugurada a nova Biblioteca do Centro Espírita Ana Vieira, batizada de Biblioteca Aristides Ângelo de Arruda Passos, pai da ex-presidente, Deisy Passos Sanches.
22 de Setembro de 1990 Festa do Verde
Evento Beneficente para a Creche

Realizada a Festa do Verde, tarde beneficente nas dependências da antiga casa onde mais tarde seria erguido o novo prédio da Creche Irmã Chiquinha.

15 de abril de 1991 Celebração dos 50 anos de fundação
50 anos de existência do Ana Vieira

O Centro Espírita Ana Vieira comemora 50 anos de existência, tendo como palestrante a expositora Ariete Machado de Almeida com o tema A Parábola da Figueira Seca e a apresentação musical do duo de cordas Cintia e Maciel Nacarato. No sábado, 20 de abril, foi realizada uma festa de aniversário às 14 horas com bolo, salgados e refrigerantes no salão principal do Centro, com a presença de tarefeiros, alunos, frequentadores e amigos.

11 de novembro de 1991 Surge o Coral conduzido por Antonio Lotti
Coral com tarefeiros do Ana Vieira

Surge a idéia de um coral com tarefeiros da Casa a ser conduzido por Antonio Lotti, cantor lírico frequentador do Centro.

O Coral estreia em dezembro de 1992 com uma apresentação de músicas natalinas, no Centro Espírita Ana Vieira. Ano seguinte é interrompido, em função de uma viagem de trabalho de Antonio Lotti pela Europa. O desencarne de Lotti, pouco tempo depois, em 15 de fevereiro de 2006, infelizmente encerra este projeto.

O Reforço Espiritual passa a ser aplicado todos os anos, nos meses de março e setembro.

11 de fevereiro de 1993 Iniciadas as obras de construção da Creche
Obras da Creche Irmã Chiquinha

Começam as obras de construção do novo prédio da Creche Irmã Chiquinha.

25 de maio de 1994 Inaugurada a Creche Irmã Chiquinha
Creche Irmã Chiquinha começa a funcionar

Foi inaugurada a Creche Irmã Chiquinha tendo a frente com muita dedicação as pessoas de Walter Roberto Areias (diretor), Maria Aparecida Sartori Sigollo e Assunta Valeria Barone Russo, como voluntárias, mas que assumiram a tarefa e adequaram suas vidas a rotinas da creche. Maria Dolores Sanches Blanes assume como dirigente da entidade.

A Creche iniciou as atividades no mesmo dia 25 de maio com apenas 9 crianças, mas no mês de agosto já eram 40 crianças, todas com idade abaixo de um ano.

Na data de inauguração eram 7 funcionárias contratadas e 3 voluntárias.

Desde o primeiro dia de funcionamento, Marli Areias Fernandes atuou como Auxiliar de Enfermagem, Lucia Dal Bello Rollo como Assistente Social e pajem, e Maria Dolores Sanches Blanes como coordenadora da Creche, sempre trabalhando como voluntárias contínuas.

Na época Maria Dolores Sanches Blanes foi uma das primeiras funcionárias registradas da Creche. Maria Aparecida Sartori Sigollo auxilia atuava na área administrativa e Assunta Valeria Barone Russo atuava como coordenadora pedagógica, ambas como voluntárias semanais.

Para que a Creche pudesse operar com suas próprias finalidades filantrópicas, foi aberto em 1993 o Centro de Assistência e Promoção Social Ana Vieira (CAPSAV) com um CNPJ próprio.

26 de abril de 1997 Reinauguração do prédio reformado
Prédio do Ana Vieira foi ampliado

Reinaugurado o prédio do Centro Espírita Ana Vieira reformado. O Centro recebeu ajuda de várias pessoas para esta reforma, principalmente Walter Roberto Areias e Eduardo de Luca.

Forma-se o Grupo Amigos por iniciativa da tarefeira Cristina Pinheiro e alunos voluntários do Centro Espírita Ana Vieira, que as terças-feiras à noite, levavam lanches a 30 moradores da rua.

26 de abril de 1997 Grupo Amigos
Atendimento aos Moradores de Rua

Forma-se o Grupo Amigos por iniciativa da tarefeira Cristina Pinheiro e alunos voluntários do Centro Espírita Ana Vieira, que as terças-feiras à noite, levavam lanches a 30 moradores da rua.

23 de abril de 1999 Atendimento Psicológico
ABRAPE

O Centro Espírita Ana Vieira apoia a Associação Brasileira dos Psicólogos Espíritas (ABRAPE) oferecendo uma sala no Centro para atendimento gratuito.

Década de 2000
17 de maio de 2000 Mocidade Espírita
MEID

A Mocidade Espírita passa a chamar-se Mocidade Espírita Irmã Deisy (MEID), em homenagem a ex-presidente da Casa, já desencarnada.

16 de agosto de 2001 Casa de Amigos
Creche apoia Grupo Amigos

Grupo Amigos recebe o apoio do Centro de Assistência e Promoção Social Ana Vieira (CAPSAV), entidade que administra a Creche Irmã Chiquinha, e passa a ser denominado Casa de Amigos.

11 de novembro de 2001 Casa de Amigos
Grupo Amigos ganha sede própria

Casa de Amigos muda-se para uma galpão alugado na rua Teresina, 139 A, no Alto da Mooca, onde funciona até hoje.

07 de março de 2005 Filosofia Espírita
Início do Curso de Filosofia Espírita no Centro

Primeira aula da primeira edição do curso de Filosofia Espírita, implantado pela expositora Ariete Machado de Almeida.

15 de abril de 2005 Lançamento do Jornal e Site do Ana Vieira
Departamento de Comunicação

Durante a cerimônia de aniversário do Centro, foi lançado oficialmente o jornal Família Espírita, tendo como editor responsável o jornalista Moacyr Passos.

Na data também foram apresentados o web site www.anavieira.org.br e divulgada a criação do Departamento de Comunicação do CEAV (DECOM) tendo como diretor Daniel Ortiz Martinz.

A criação do jornal e do departamento de Comunicação foi uma sugestão do plano espiritual através dos jovens da Mocidade Espírita Irmã Deisy.

Para a cerimônia de aniversário foi convidada a palestrante foi Mara Sucena com o tema Voltei, história ilustrada por slides baseada no livro de Jacob, psicografado por Francisco Cândido Xavier

18 de outubro de 2005 Homenagem à Allan Kardec
Exibição de um documentário sobre Espiritismo

Celebração do aniversário de Allan Kardec com a exibição de um vídeo sobre a sua vida e o espiritismo. Foi a primeira vez que o Centro Espírita Ana Vieira exibiu um audiovisual com projeção profissional em telão no salão principal da casa. O vídeo foi reapresentado no dia 22 de outubro do mesmo ano.

11 de fevereiro de 2006 Psicografia
Implantação do Treinamento de Psicografia

Implantação da Psicografia em todos os Treinamentos Mediúnicos sob coordenação da diretora do Departamento Espiritual Ruth Simões Passos.

11 de abril de 2006 Ana Vieira celebra os 65 anos de fundação
65 Anos de História

Cerimônia de Comemoração dos 65 anos de fundação do Centro Espírita Ana Vieira.

Exibição do documentário 65 Anos Depois, uma produção do Departamento de Comunicação que abrange os primeiros 50 anos da história da entidade.

Inauguração da primeira Exposição Fotográfica lembrando os 65 anos do CEAV.

Festa dos 65 Anos de História

Na Festa de Comemoração dos 65 anos de fundação do Centro Espírita Ana Vieira, aparecem na foto da esquerda para direita: Ana de Luca, José Lopes, Moacyr Passos, Lucia Dal Bello Rollo, Elaine Terezinha Ramos, Zelinda de Oliveira Silva, Nilde Lopes, Armindo Gonçalves, Ruth Passos, Sonia Astrauskas, Vera Sanches, Elisabete Ferraz, Zuleika Itri Nascimento, Daniel Ortiz Martinz e Maria Aracelis Areias.

16 de setembro de 2006 Feira do Livro
Primeira Feira do Livro no Ana Vieira
Realizada a primeira edição da Feira do Livro no salão térreo do Centro Espírita Ana Vieira. Outras edições da feira foram realizadas em anos posteriores, até a interrupção do projeto por questões de espaço.
06 de fevereiro de 2007 Grupo de Psicografia
Formando o primeiro Grupo de Psicografia do CEAV
É formado o primeiro grupo de Treinamento de Psicografia, às terças-feiras às 15 horas, sob coordenação da Diretora do Departamento Espirituao, Ruth Simões Passos.
14 de abril de 2007 Jantar Beneficente
Primeiro Jantar de Confraternização na Doceira Modelo
Realizado o primeiro Jantar Beneficente de Confraternização no restaurante da Doceira Modelo, na Mooca. O tema do evento foi Noite Italiana.

Vários tarefeiros participaram do evento, que contou com todo o apoio da Doceira Modelo.

18 de abril de 2007 150 Anos do Espiritismo
Centro Ana Vieira celebra os 150 Anos do Espiritismo

Edição especial do jornal Família Espírita e atividades no CEAV e em centros espíritas de todo o mundo celebram os 150 Anos do Espiritismo. Em 18 de abril de 1857 foi lançado por Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, em Paris, França.

Um grupo de tarefeiros do Ana Vieira participa do evento de celebração dos 150 Anos de edição do Livro dos Espíritos promovido pela Federação Espírita Brasileira (FEB) realizado no dia 21 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

05 de maio de 2007 Iniciando Minha Vida Profissional
Mocidade Espírita promove curso para jovens

Início do curso Iniciando Minha Vida Profissional sob direção de Daniel Ortiz Martinz, diretor da Mocidade Espírita Irmã Deisy (MEID).

18 de março de 2008 Psicografia Pública
Primeira Cerimônia de Psicografia no Ana Vieira

Realização da primeira Cerimônia Pública de Psicografia no CEAV sob coordenação da diretora do Departamento Espiritual Ruth Simões Passos.

30 de setembro de 2007 Peça Aconteceu Na Casa Espírita
Peça Teatral encenada no Ana Vieira
Encenação da peça teatral Aconteceu Na Casa Espírita no CEAV, pelo Grupo Cultural de Divulgação Estrela Guia. Salão térreo lotado.
21 de setembro de 2008 Coral de tarefeiros Novo Sol
Coral Novo Sol

Primeira apresentação pública do Coral Novo Sol, formado por tarefeiros e frequentadores da Casa, durante a palestra de Carlos Bacelli. Na ocasião, o grupo musical era composto por 19 integrantes.

11 de outubro de 2008 10 anos de Mocidade Espírita
Mocidade Espírita MEID

Comemoração dos 10 anos de criação da Mocidade Espírita Irmã Deisy (MEID), com festa comemorativa e exposição de fotos.

Década de 2010
15 de abril de 2011 Ana Vieira celebra 70 anos de existência
70 anos de fundação
Cerimônia de Aniversário dos 70 anos do Centro Espírita Ana Vieira com Exposição Fotográfica dos 70 Anos, homenagens aos tarefeiros mais antigos e apresentação do Coral Novo Sol, grupo vocal formado pelos próprios tarefeiros e frequentadores da casa.
29 de agosto de 2010 Peça Teatral "Questão de Escolha"
Encenada peça teatral no CEAV

Apresentação da peça teatral Questão de Escolha, pelo Grupo Espírita Seara das Fraternidades e participação do Coral Novo Sol.

23 de novembro de 2013 Seminário Sobre Esclarecimento de Espíritos
Encerramento do Seminário de Américo Sucena

Encerramento do Seminário Sobre Esclarecimento de Espíritos Necessitados, ministrado pelo palestrante Américo Sucena, realizado aos sábados de manhã, nos dias 14.09, 19.10 e 23.11, palestrante espírita autor do livro “Falando Com Os Espíritos”.

2014 Melhorias na Casa
Tarefeiros se unem para realizar melhorias no CEAV
Em janeiro, período em que a Casa estava fechada, tarefeiros se uniram para redimensionar as divisórias das salas no andar superior, reduzindo o tamanho de algumas salas para criar uma nova sala, atualmente a de número 03. Também foram promovidas melhorias nas áreas elétrica e de hidráulica, pintura, limpeza e adequação do mobiliário.
15 de abril de 2016 75 anos de Fundação
Centro Espírita Ana Vieira celebra 75 anos
Celebração dos 75 anos de fundação, com homenagens às fundadoras e a todos os tarefeiros, incluindo os já desencarnados, que com seus trabalhos e dedicação deram continuidade aos trabalhos de assistência espiritual e material ao longo dos últimos anos. Uma exposição fotográfica com os momentos mais marcantes de sua trajetória foi inaugurada no mesmo dia, mural que registrava através de fotos e textos a história da casa e de seus voluntários tarefeiros.
05 de janeiro de 2017 Reforma no Salão Principal
Reforma no Salão Térreo
Reforma no Salão Principal com a substituição da divisória da Sala de Passes por uma parede de alvenaria e adicionadas portas de madeira nas laterais.
19 de junho de 2017 Reforma nas Salas Externas
Reforma Externa
Início das obras de reforma do barracão, criação de uma nova sala na área superior com escada externa, instalação de um novo banheiro masculino no térreo e instalação de uma lavanderia.
24 de maio de 2019 Creche celebra 25 anos de fundação
25 anos de fundação da Creche Irmã Chiquinha
A Creche Irmã Chiquinha celebra 25 anos de fundação.

A entidade, fundada em 25 de maio de 1994, é pelo Centro Espírita Ana Vieira.

Atualmente, a Creche Irmã Chiquinha atende 147 crianças na faixa de idade de 2 meses à 3 anos e 11 meses, em regime de semi-intensivo, das 7:00 às 17:00 horas.

Numa reunião de diretores, fundadores, gestores e colaboradores da entidade, realizada no dia 24 de maio de 2019, foi celebrado o aniversário de 25 anos de fundação da entidade.

Década de 2020
23 de março de 2020 Pandemia de COVID-19
Interrupção das atividades por causa da Pandemia de Corona Vírus
Seguindo as orientações das autoridades governamentais, o Centro Espírita Ana Vieira encerra todas as suas atividades presenciais, permanecendo fechado por tempo indeterminado.

Apenas a Assistência Social com sua equipe de tarefeiros atua na organização e entrega de cestas básicas aos assistidos com entrega todos os terceiros domingos do mês. Em razão do prolongamento da lockdown, este ano não foram realizadas as Tardes Beneficentes, Bazares, Festa Junina e Festa das Crianças e demais eventos sociais presenciais. Na foto, a vice-Presidente, Ruth Passos, faz no sábado, 21 de março, a última palestra pública, antes do fechamento da Casa.

19 de abril de 2020 Pandemia de COVID-19
Assistência Social Especial em tempos de Covid-19

Mesmo com o Centro Espírita Ana Vieira fechado por tempo indeterminado, a Assistência Social, sob coordenação de seu diretor Mario Palmiero e sua equipe de tarefeiros, atua na organização e entrega de cestas básicas aos assistidos com entrega todos os terceiros domingos do mês. Cresce o número de entrega de cestas básicas, que são distribuídas, inclusive, para pessoas e famílias não cadastradas previamente.

Pandemia
Centro reabre com atividades parciais

Em razão da continuidade da pandemia de Corona Vírus, o Centro reiniciou suas atividades numa terça-feira com palestra e passe coletivo às 14 horas e continuou abrindo três vezes por semana no mesmo esquema: terças e quintas-feiras as 14:00 horas e sábados às 15 horas. Foram retiradas cadeiras para garantir maior espaçamento entre os frequentadores e disponibilizado álcool gel. Uso de máscara é obrigatório nas dependências da Casa.

19 de dezembro de 2020 Final de Ano
Assistência Social entrega 300 cestas básicas
No último final de semana de atividades do Centro em 2021, na manhã dos dias 19 e 20 de dezembro, a Assistência Social entrega cestas básicas especiais de Natal para 300 pessoas e famílias carentes.
15 de março de 2021 Pandemia
O Centro volta a interromper as Palestras
O Centro volta a interromper as palestras públicas por determinação das autoridades de saúde em razão do agravamento da pandemia de Corona Vírus. A casa continua abrindo as terças, quintas e sábados para receber doações.
15 de abril de 2021 80 anos de fundação
Ana Vieira celebra 80 anos de forma virtual

Em razão da continuidade da pandemia de Corona Vírus, o Centro Espírita Ana Vieira celebra seus 80 anos de fundação de forma digital e online.