Ana Vieira inicia programação de 2015

O Centro Espírita Ana Vieira (CEAV) iniciou sua programação de atividades espirituais, assistenciais, educacionais e sociais para 2015.

Para quem ainda não conhece as atividades da entidade, todos os anos a casa espírita realiza semanalmente uma série de ações, visando diferentes objetivos e públicos, nos mais variados dias e horários da semana.

As atividades espirituais do Centro, que são de vital importância na assistência espiritual de todos os seus frequentadores, acontecem de segunda a quinta-feira, à tarde e à noite, e aos sábados, durante todos os meses do ano.

Após o período de recesso, tradicionalmente entre as festas de fim-de-ano e a primeira semana de janeiro, o CEAV inicia a programação anual defi nida pelos diretores de todos os seus departamentos: Espiritual, Assistência Social, Orientação, Ensino, Evangelização Infanto-Juvenil, Mocidade Espírita, Social e Comunicação.

Cada um destes departamentos é responsável pelas atividades de sua área promovidas semanalmente ao longo do ano.

O Departamento Espiritual, por exemplo, define a programação de tarefas doutrinárias, entre elas, as palestras públicas e assistências espirituais (passes) que são realizadas durante a semana. Já o Departamento de Orientação Espiritual, mais conhecido como DEPOE, e que atende as quartas-feiras, às 14 ou 20 horas, tem como objetivo orientar os frequentadores para as atividades promovidas pelo Centro e indicar a assistência espiritual mais adequada para cada caso.

Os tarefeiros do Centro Espírita Ana Vieira, que necessitam de alguma orientação, são atendidos por um grupo denominado P5, sempre as quintas-feiras, às 14 ou 20 horas, específico para quem atua no Centro.

O Departamento de Assistência Social, por sua vez, atende interruptamente de janeiro à dezembro, sempre no terceiro domingo do mês, a partir das 8:00 horas. O atendimento é exclusivo para pessoas ou famílias que enfrentam problemas materiais ou gestantes
carentes e que necessitam de uma orientação social e de um enxoval para o bebê.

Além deste trabalho mensal, o departamento promove a Campanha de Doação de Alimentos, que trabalha para compor as cestas básicas doadas, assim como a Campanha da Sacolinha de Natal, que no final do ano tem como objetivo promover um Natal solidário para as crianças destas mesmas famílias.

O Departamento de Assistência Social ainda organiza, a cada três meses, a Campanha de Doação de Sangue, que busca incentivar a doação de sangue em prol do Hospital Samaritanos.

Para a manutenção financeira da entidade e suas atividades assistenciais, assim como para a manutenção da Creche Irmã Chiquinha – entidade que atende crianças carentes fundada pelo CEAV – o Departamento Social realiza eventos sociais ao longo de todo o
ano visando arrecadar todo tipo de doação.

Os tarefeiros, alunos e frequentadores podem auxiliar com alimentos e doações de roupas, ou ainda se tornar um sócio colaborador, contribuindo espontaneamente com qualquer quantia mensal.

Já o Departamento de Ensino tem como objetivo promover cursos espíritas, sempre com a meta de esclarecer e preparar novos tarefeiros para ações de caridade, com base na doutrina espírita codificada por Allan Kardec.

Os cursos são todos gratuitos e acontecem ao longo de todo ano, sempre com uma aula por semana, em diferentes dias e horários. Os Departamentos de Evangelização Infanto-Juvenil e Mocidade Espírita visam preparar crianças e jovens para enfrentar as diversidades do mundo atual baseados na doutrina cristã. Conceitos de educação moral são aplicados nas atividades sócio-educativas, buscando contribuir na formação de indivíduos voluntários e benfeitores.

E por último, o Departamento de Comunicação tem como princípio orientar e esclarecer à todos sobre as atividades da casa e divulgar os eventos promovidos pelo Centro Espírita Ana Vieira através de cartazes, jornal interno, painéis, internet, entre outros meios. No website www.anavieira.org.br você encontra muitas informações sobre nossa entidade.

Facebook
Email
WhatsApp

Tarde Beneficente 2022

O Centro Espírita Ana Vieira, entidade religiosa e filantrópica sem fins lucrativos, promoverá no próximo dia 31 de agosto, uma quarta-feira a partir das 13:30

Leia Mais »