O Centro Espírita Ana Vieira (CEAV) iniciou sua programação de atividades espirituais, assistenciais, educacionais e sociais para 2015.

Para quem ainda não conhece as atividades da entidade, todos os anos a casa espírita realiza semanalmente uma série de ações, visando diferentes objetivos e públicos, nos mais variados dias e horários da semana.

As atividades espirituais do Centro, que são de vital importância na assistência espiritual de todos os seus frequentadores, acontecem de segunda a quinta-feira, à tarde e à noite, e aos sábados, durante todos os meses do ano.

Após o período de recesso, tradicionalmente entre as festas de fim-de-ano e a primeira semana de janeiro, o CEAV inicia a programação anual defi nida pelos diretores de todos os seus departamentos: Espiritual, Assistência Social, Orientação, Ensino, Evangelização Infanto-Juvenil, Mocidade Espírita, Social e Comunicação.

Cada um destes departamentos é responsável pelas atividades de sua área promovidas semanalmente ao longo do ano.

O Departamento Espiritual, por exemplo, define a programação de tarefas doutrinárias, entre elas, as palestras públicas e assistências espirituais (passes) que são realizadas durante a semana. Já o Departamento de Orientação Espiritual, mais conhecido como DEPOE, e que atende as quartas-feiras, às 14 ou 20 horas, tem como objetivo orientar os frequentadores para as atividades promovidas pelo Centro e indicar a assistência espiritual mais adequada para cada caso.

Os tarefeiros do Centro Espírita Ana Vieira, que necessitam de alguma orientação, são atendidos por um grupo denominado P5, sempre as quintas-feiras, às 14 ou 20 horas, específico para quem atua no Centro.

O Departamento de Assistência Social, por sua vez, atende interruptamente de janeiro à dezembro, sempre no terceiro domingo do mês, a partir das 8:00 horas. O atendimento é exclusivo para pessoas ou famílias que enfrentam problemas materiais ou gestantes
carentes e que necessitam de uma orientação social e de um enxoval para o bebê.

Além deste trabalho mensal, o departamento promove a Campanha de Doação de Alimentos, que trabalha para compor as cestas básicas doadas, assim como a Campanha da Sacolinha de Natal, que no final do ano tem como objetivo promover um Natal solidário para as crianças destas mesmas famílias.

O Departamento de Assistência Social ainda organiza, a cada três meses, a Campanha de Doação de Sangue, que busca incentivar a doação de sangue em prol do Hospital Samaritanos.

Para a manutenção financeira da entidade e suas atividades assistenciais, assim como para a manutenção da Creche Irmã Chiquinha – entidade que atende crianças carentes fundada pelo CEAV – o Departamento Social realiza eventos sociais ao longo de todo o
ano visando arrecadar todo tipo de doação.

Os tarefeiros, alunos e frequentadores podem auxiliar com alimentos e doações de roupas, ou ainda se tornar um sócio colaborador, contribuindo espontaneamente com qualquer quantia mensal.

Já o Departamento de Ensino tem como objetivo promover cursos espíritas, sempre com a meta de esclarecer e preparar novos tarefeiros para ações de caridade, com base na doutrina espírita codificada por Allan Kardec.

Os cursos são todos gratuitos e acontecem ao longo de todo ano, sempre com uma aula por semana, em diferentes dias e horários. Os Departamentos de Evangelização Infanto-Juvenil e Mocidade Espírita visam preparar crianças e jovens para enfrentar as diversidades do mundo atual baseados na doutrina cristã. Conceitos de educação moral são aplicados nas atividades sócio-educativas, buscando contribuir na formação de indivíduos voluntários e benfeitores.

E por último, o Departamento de Comunicação tem como princípio orientar e esclarecer à todos sobre as atividades da casa e divulgar os eventos promovidos pelo Centro Espírita Ana Vieira através de cartazes, jornal interno, painéis, internet, entre outros meios. No website www.anavieira.org.br você encontra muitas informações sobre nossa entidade.