No próximo dia 10 de fevereiro terá início os cursos espíritas ministrados pela equipe de voluntários do Centro Espírita Ana Vieira. Todos os cursos oferecidos pela casa são gratuitos e seguem uma sequência de aprendizado orientada pela Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP). Todos os cursos têm duração de um ano, com apenas uma aula por semana e duas horas de duração cada aula.

O conteúdo das aulas é distribuído com base nas obras da codificação espírita publicadas por Allan Kardec, e tem como principal finalidade o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo no seu tríplice aspecto: filosófico, científico e religioso.

O objetivo do curso é auxiliar as pessoas visando seu progresso espiritual, incentivar a reforma moral e a solução dos problemas humanos através da prática da caridade, com fundamento no Evangelho de Jesus, à luz da doutrina espírita.

No primeiro ano o aluno tem noções básicas do Espiritismo através do curso de Introdução ao Espiritismo. Trata-se de um curso introdutório, onde é apresentado ao aluno, os conceitos básicos da Doutrina Espírita. O objetivo é levá-lo à compreensão que a Doutrina Espírita e a síntese do conhecimento da humanidade e se apresenta sob três aspectos: Ciência, Filosofia e Religião.

Na sequência, aprenderá detalhes da doutrina nos curso Básico de Espiritismo, composto por dois anos de estudos.

O curso Básico de Espiritismo tem como proposta enfatizar o aspecto filosófico da Doutrina Espírita através do estudo do O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, de forma séria, regular e contínua, bem como, levar o aluno a um autoconhecimento através de exercícios de reflexão.

O aluno é orientado para que adquira conhecimento doutrinário básico, bem como, trabalhe sua renovação interior refletindo e colocando em seu dia a dia as lições debatidas em sala de aula, visando proporcionar sua melhora como ser humano e consequente elevação espiritual.

Para aprofundar seus conhecimentos no Evangelho de Jesus, são realizados dois anos do curso Aprendizes do Evangelho.

O curso objetiva criar possibilidades da vivência moral Cristã na vida diária dos alunos, incentivando o autoconhecimento e a vontade de se renovar, através de dinâmicas aprimoradas com ética e conhecimento sendo o Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, a base de todo o estudo.

A atividade da renovação interior, ou seja, os momentos de reflexão são um fator extremamente positivo para, em um primeiro momento, atingir seu primeiro objetivo que é o autoconhecimento e a renovação moral, e, em um segundo momento, alcançar o clima de fraternidade e amizade que é gerado em sala de aula. Este segundo objetivo é alcançado, justamente, pelo constante compartilhar de depoimentos, opiniões, conclusões que são aproveitadas por todos.

Com os devidos conhecimentos na Doutrina Espírita e no Evangelho, o aluno aprenderá com aulas teóricas e práticas, nos dois anos de Educação Mediúnica, todos os aspectos que envolvem a mediunidade.

O curso de Educação Mediúnica tem como proposta promover e incentivar o estudo das obras básicas da codificação, com ênfase em O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, priorizando a educação da mediunidade e o direcionamento das forças medianímicas visando o progresso moral do aluno, bem como o auxílio ao próximo, expressando-se no exercício evangelizado de suas faculdades.

No último ciclo dos “estudos básicos”, o aluno participará de atividades práticas de desenvolvimento mediúnico, orientação e sustentação no Treinamento Mediúnico. O trabalho prático visa a formação de médiuns seguros, disciplinados, evangelizados e conscientes de seu papel como intermediários da Espiritualidade, aparelhados para atuar nos diferentes trabalhos da Assistência Espiritual da casa espírita, convictos de suas responsabilidades na tarefa mediúnica.

Após o encerramentos dos “estudos básicos” o aluno que estiver atuando nas atividades sociais e espirituais da casa espírita, pode dar sequência aos estudos doutrinários frequentando, opcionalmente, os cursos de educação continuada. A cada ano é oferecido um diferente curso, que pode ampliar a visão do tarefeiro espírita nas mais diferentes e avançadas áreas de entendimento da doutrina, e como já dito, sempre nos campos da ciência, filosofia e religião.

Por Moacyr Passos